Governo Regional contribui para a redução da fatura energética nas Instituições Particulares de Solidariedade Social

0
5

A Secretária Regional da Saúde lançou hoje, em São Jorge, um apelo aos profissionais de saúde tendo em vista o desenvolvimento de projetos na comunidade para a promoção da atividade física, no âmbito do combate às doenças crónicas e à incapacidade e em prol do envelhecimento ativo.

Teresa Machado Luciano, que falava no 6.º Workshop de Boas Práticas em Saúde, apontou como prioritários “projetos que integrem diferentes níveis de cuidados, centrados no percurso dos utentes”.

Para a titular da pasta da Saúde, é importante “trabalhar mais com unidades e hospitais de outras ilhas, num território que, apesar de disperso, é único e coeso nas oportunidades e condições de acesso para todos os residentes na Região”.

O 6.º Workshop de Boas Práticas em Saúde visa reconhecer as iniciativas do Serviço Regional de Saúde que mais se distinguiram no âmbito das boas práticas, bem como fomentar a partilha de experiências entre unidades de saúde de ilha e hospitais.

Na abertura do evento foi assinado um novo protocolo para o Rastreio Organizado do Cancro do Colo do Útero nos Açores (ROCCA), entre a Direção Regional da Saúde e os Conselhos de Administração dos três hospitais, das nove unidades de saúde de ilha e do Centro de Oncologia dos Açores.

No âmbito do ROCCA, será implementado um novo teste que aumenta a precisão e o intervalo de realização para cinco anos, sendo que, até agora, as mulheres eram chamadas a fazer o rastreio a cada três anos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO