Governo Regional financia projeto de bioeconomia azul

0
64
Ocean

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital e do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, vai apoiar em 100 mil euros o financiamento do projeto transnacional na área da bioeconomia azul “Microalgae in IT”.

O projeto, liderado a nível regional pelo investigador da Universidade dos Açores Vítor Gonçalves, foi selecionado no âmbito da convocatória ERA-NET BlueBio COFUND (Bioeconomia Azul – desbloqueando o potencial dos biorecursos aquáticos), onde participaram cerca de 13 Estados-Membros e Regiões, com o compromisso de financiar projetos transnacionais de excelência científica e de inovação, num valor aproximado de 11 milhões de euros.

Desta forma, a Comissão Europeia pretende estimular com este investimento o potencial da integração do conhecimento nas cadeias de valor da bioeconomia azul da Europa.

Para a Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, “a aprovação deste projeto ‘Microalgae in IT’, numa convocatória internacional extremamente competitiva atesta, mais uma vez, a elevada qualidade dos investigadores regionais e da investigação que se produz na Região bem como, da mais valia do suporte do Governo Regional nestes mecanismos financeiros europeus”.

Nesse sentido, o ‘Microalgae in IT” visa desenvolver e demonstrar um modelo de bioeconomia azul circular inovador e económico, onde gases de combustão e nutrientes de resíduos agroalimentares são usados para aumentar o crescimento de microalgas num ambiente de cultivo controlado em fotobioreatores.

O mecanismo financeiro em vigor para esta tipologia de projetos (ERA-NET Cofund) permite a integração da equipa científica regional num consórcio internacional, alavancando não só o financiamento regional de 100 mil euros, para um orçamento global de cerca de 405 mil euros, como também possibilita alavancar a inovação de base científica e tecnológica da Região.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO