Governo Regional participa ativamente na reflexão sobre a resiliência cibernética

0
12

O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações afirmou, em Lisboa, que o Governo dos Açores tem participado ativamente na reflexão sobre resiliência cibernética.

Frederico Sousa, que falava terça-feira, no final da quarta reunião do Grupo de Reflexão sobre Resiliência Cibernética, no Instituto de Defesa Nacional, frisou que “esta reflexão tem como objetivo criar ferramentas que contribuam para apoio ao processo de decisão, bem como a promoção e a sensibilização para uma cultura de segurança e de defesa, aliando-se ainda a divulgação do conhecimento e boas práticas”.

Para a concretização deste trabalho, este Grupo de Reflexão “integra diversas entidades públicas e privadas, com competências e responsabilidade em matéria de defesa, definição de políticas, gestão e proteção de infraestruturas criticas”, sublinhou o Diretor Regional.

Frederico Sousa afirmou que, neste campo, o Governo dos Açores “tem tido uma estratégia de investimento no reforço da resiliência dos sistemas de informação e comunicações, quer seja em ferramentas de cibersegurança, quer seja em recursos técnicos”.

Recorde-se que o Governo dos Açores faz também parte do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, tendo, por esta via, contribuído para a definição e concretização da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço.

O Grupo de Trabalho de Reflexão sobre Resiliência Cibernética foi criado com o objetivo de promover o estudo e debate de temas associados à resiliência cibernética, com relevância para as instituições dos setores público e privado, em especial das infraestruturas criticas nacionais.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO