Governo Regional promove mostra

0
5
DR
DR

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove a mostra documental “A Firma «Domingos Dias Machado, Sucessor, Limitada» (1843 – 1894)”, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD).

Dando continuidade à realização de mostras documentais, com o intuito de promover os arquivos e respetivos conteúdos da BPARPD, a iniciativa pretende dar a conhecer o arquivo empresarial desta firma de referência no meio empresarial micaelense e açoriano.

A mostra recua ao 1.º negociante, o jorgense Manuel José Machado, considerado como o fundador desta firma (1815), passando pela entrada, na década de 40 do séc. XIX, de seu sobrinho Domingos Dias Machado, na altura com 14 anos, que tal como o seu tio também demonstrou ter grande habilidade para os negócios.

A mostra revela ainda a entrada de José Maria de Aguiar, em 1866, para a exploração de uma Fábrica de Destilação na Rua do Lameiro, atual Rua do Castilho.

A documentação exposta é composta por livros e documentos que ilustram as principais áreas de negócio destes comerciantes no séc. XIX.

A exposição está patente ao público até dia 30 de julho, no átrio da BPARPD, no horário de funcionamento da biblioteca, das 9h00 às 17h00, e no site da instituição, em versão digital, em https://bparpd.azores.gov.pt.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, através do endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO