Governo Regional vai realizar estudo sobre viabilidade da recuperação da Espalamaca

0
12

Foi publicada na passada segunda-feira, em Jornal Oficial, uma resolução da Assembleia Regional que recomenda ao Governo dos Açores a elaboração de um estudo sobre a viabilidade da recuperação e reutilização da lancha Espalamaca.

A Espalamaca é uma das embarcações mais emblemáticas do transporte de passageiros no Triângulo durante o século XX. Entrou em funcionamento na década de 50 e operou durante 40 anos, tendo saído do activo na década de 90. Actualmente encontra-se varada na Madalena do Pico, num avançado estado de degradação.

A Assembleia Legislativa Regional dá ao Governo 60 dias para apresentar o referido estudo.

Esta iniciativa, recorde-se, vem na sequência da aprovação, por unanimidade, de uma iniciativa do CDS-PP/Açores, que visa assim recuperar “um pedaço da história do empreendedorismo” e da “superação das dificuldades de outrora”.

A proposta da bancada popular foi apresentada, pela primeira vez, no finaldo ano passado, aquando da discussão e votação das propostas de Plano e Orçamento Regionais para 2012. Na altura foi aprovada uma verba de 50 mil euros para um estudo sobre a viabilidade da recuperação e reutilização futura da lancha.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO