Graciosa volta a receber final da taça de Portugal de Trail

0
203
blank
WT2019 DR Nuno Bettencourt

Azores Trail Run® Team

A segunda edição do Azores Trail Run – Windmills Trail decorre na ilha Graciosa  no próximo dia 18 de dezembro.

Decorre no próximo sábado, 18 de dezembro, na Graciosa, a segunda edição do Windmills Trail, prova de trail running com a chancela Azores Trail Run ®. A prova volta a acolher a final da Taça de Portugal de Trail da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP). Este evento, recorde-se, é o culminar do processo de apuramento dos mais de 3000 atletas classificados nas diversas zonas de apuramento regional da modalidade, aos quais se juntam o top 10 masculino e feminino do campeonato nacional de trail.

Em simultâneo disputa-se uma prova aberta, no mesmo percurso de aproximadamente 40 km. Realizar-se-ão, pela primeira vez, duas provas paralelas, de menores dimensões: uma de cerca de 20 km e outra de 12 km. São esperados cerca de 120 atletas.

A prova principal do evento (40km) parte às 09h00 no Carapacho, junto às termas. às 11h00, no Tanque da Luz, dá-se a partida da prova de 20 km e às 12h00, junto aos moinhos da Praia, a partida da prova mais pequena. A meta será na Praça Fontes Pereira de Melo, em Santa Cruz.

Para o coordenador do Azores Trail Run ® , o regresso do evento à Graciosa é muito positivo, já que vai ao encontro da vontade da marca de levar eventos de trail às ilhas mais remotas, onde se faz sentir de forma mais acentuada os efeitos da sazonalidade, permitindo-lhes beneficiar de alguma atividade turística em época baixa. Em relação a esta edição, Mário Leal coloca o enfoque na afirmação e consolidação da Região enquanto destino de excelência, quer para a prática de desportos de natureza, quer para receber eventos de carácter nacional e internacional, em qualquer época do ano, em especial em época baixa.

Também o presidente da ATRP, Rui Pinho, se mostra satisfeito com o regresso do evento aos Açores, lembrando que, para além da componente desportiva, o trail tem um papel importante na divulgação de destinos nacionais “surpreendentes, tanto ao nível da qualidade que exponencia a competitividade nos trilhos, como da sua beleza, que completam toda uma vivência que faz com que este seja um desporto tão atrativo e com tão grande crescimento”.

O Windmills Trail conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, e com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.