Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra – Ana Luís enaltece açorianos emigrantes

0
26

Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra 

Ana Luís enaltece açorianos emigrantes

 

A presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís, foi a convidada de honra, das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

Os festejos decorreram entre os dias 22 e 26 de agosto, em Fall River e reúnem habitualmente  milhares de emigrantes açorianos oriundos de diversos países, que ali se deslocam pela fé, cultura e pela emoção do reencontro com as suas raízes.

Na sua intervenção no decorrer destas Festas em honra do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, a presidente da Assembleia apelou aos açorianos para que não deixem de celebrar a sua identidade cultural e continuem a viver os Açores fora das ilhas. 

A presidente mostrou grande emoção fase ao imenso espírito açoriano que se vive naquele local e, principalmente, naquelas festividades, reconhecendo o esforço singular de todos os que, nos últimos 28 anos, contribuíram para erguer as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que todos os anos reúne açorianos vindos principalmente dos Estados Unidos da América e Canadá.

No seu discurso, Ana Luís realçou ainda que, “a diáspora portuguesa nesta região americana comunga toda do espírito açoriano, da religiosidade e dos valores que se agregam ao modo de ser açoriano no mundo”.

Durante esta sua curta visita, a Presidente foi também convidada da Casa dos Açores da Nova Inglaterra e conheceu outras organizações locais.

Ana Luís aproveitou a ocasião para incentivar os açorianos a acreditarem no futuro da sua terra de origem, defendendo que a preservação dos laços em conjunto com a integração plena no país de adoção são metas que todos os açorianos residentes no estrangeiro podem alcançar e que fazem deles uma ponte que dá maior dimensão aos Açores e fortalece a diáspora.