“Grau de exigência em termos logísticos é bastante elevado”, “O Governo não esteve à altura da dimensão desta regata”

0
75
blank

Armando Castro (AC), coordenador do Departamento da Marina da Horta da Portos dos Açores SA, é o elo de ligação e comunicação entre os organizadores
das provas e as entidades locais. O coordenador explica este trabalho de receção
das comitivas e toda a cooperação necessária entre os organismos.

Tribuna das Ilhas (TI) -Há quantos anos é responsável pelo apoio a esta regata?
AC – Desde a primeira edição da Regata Les Sables/Les Açores/Les Sables, que ocorreu no ano de 2006, tenho vindo desempenhar funções de coordenação a nível local, articulando a comunicação entre os organizadores da prova e as entidades locais envolvidas da logística da receção da mesma, nomeadamente a Camara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a Portos dos Açores, SA e a Associação Regional de Vela dos Açores.

TI -Em termos logísticos, que condições são exigidas para o apoio a uma prova destas?
AC – Tendo em conta o nível de uma prova desta natureza, o grau de exigência em termos logísticos é bastante elevado.
Na qualidade de coorganizadores da prova, cabe-nos assegurar as deslocações e estadias de toda a comitiva que compõe o gabinete técnico do evento, disponibilizar postos de acostagem para todas as embarcações participantes, providenciar o reboque de todas as embarcações desde a linha de chegada até ao seu posto de acostagem e organizar todos os eventos inseridos no programa social a nível local.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

A Câmara Municipal da Horta (CMH) reconhece a importância desta regata na promoção do Faial. No entanto, ao Tribuna das Ilhas (TI) Carlos Ferreira (CF) lamenta que o Governo Regional não tenha reconhecido a relevância desta prova, cabendo ao Município assegurar a suas realização . O edil reitera ainda a urgência de retomar as obras de reordenamento do Porto da Horta em terra, de modo a melhorar a sua capacidade de acolhimento de embarcações e poder receber, em melhores condições, mais regatas e eventos deste calibre.

TI – A 9.ª edição da regata Les Sables-Les Açores-Les Sables registou um número recorde de participantes constituindo-se, mes-mo, como a maior regata alguma vez realizada para a Horta e os Açores. Que importância atribui o Município da Horta a este evento e a outros desta natureza?
CF – Para a Câmara Municipal da Horta esta regata é um veículo privilegiado na promoção turística do Faial e da Região para o Mundo, neste ano especial, em que se comemoram os 75 anos do Clube Naval da Horta.
A ilha do Faial tem uma ligação umbilical ao mar e os eventos náuticos são fundamentais para projetar a cidade da Horta a nível nacional e internacional. Este será o nosso contributo para o desenvolvimento económico e cultural que pretendemos para os Açores, através da divulgação e valorização deste que é o maior festival náutico de Portugal, elemento nuclear da Semana do Mar.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!