Grémio Literário Artista Faialense mais perto dos sócios

0
273

Chegar mais perto dos sócios, é este o objectivo principal da actual direcção do Grémio Literário Artista Faialense, presidida por Ruben Oliveira.

O Grémio surgiu no panorama local a 1 de Janeiro de 1878 através de pessoas que pretendiam valorizar as suas profissões e instruir-se. Após a sua fundação promoveu aulas de instrução primária, secundária e de línguas, bem como escolas-oficinais para os filhos dos associados em varias áreas, como carpintaria, ourivesaria, entre outras.

Em 1881 acabaram por fechar, consequência do corte do subsídio da Junta Geral do Distrito.

A biblioteca do Grémio Artista, constituída por 3000 volumes cedidos por João Francisco Rebelo, foi durante muito tempo a melhor biblioteca da ilha.

Na sua primeira sede, na rua Serpa Pinto, era hábito os sócios se reunirem para ouvir na rádio os relatos de futebol. Nesta sede havia um jardim de Inverno, uma sala de jogos e uma sala de baile, conhecida pelos seus serões dançantes com orquestra privativa. Os saraus literários e musicais eram também uma referência desta agremiação.

Mais tarde a sede foi transferida para o Largo do Bispo D. Alexandre. A partir de então, o Grémio foi descaindo, em parte devido a ter caído no esquecimento das autoridades culturais.

Actualmente estão a funcionar no Largo do Bispo, nas antigas oficinas da Renault.

“Foi me dirigido um grito de socorro em Dezembro passado. O presidente da altura, meu actual vice-presidente, viu-se a braços com uma situação calamitosa e em que ponderou entregar a chave. Conforme me disse na altura, não tinha nada para vender, nem dinheiro para cumprir os deveres do dia-a-dia, face à grande negligência e pouco interesse dos directores da altura” – começou por dizer Ruben Oliveira ao Tribuna das Ilhas.

Depois de ponderar, Ruben Oliveira resolveu aceitar o desafio porque “não podia deixar morrer uma instituição com 133 anos de vida e que muito tem feito em prol desta sociedade”.

Desde Dezembro que Ruben Oliveira tem estado a estruturar um trabalho de aproximação dos sócios.

Depois da reunião de Assembleia-geral, Ruben Oliveira foi eleito Presidente. Enquanto presidente já conseguiu fazer 30 novos sócios e viu aumentar as receitas do bar.

Neste momento o grémio está aberto das 13h às 24h00, todos os dias. Semanalmente à sexta-feira têm feito a noite das asinhas, com karaoke, baile e bingo.

No entender de Ruben Oliveira foi uma iniciativa muito positiva e que tem trazido muita gente até ao Grémio.

Internamente foram feitas algumas alterações, de modo a que, a sala de jogos está no primeiro andar. Em breve vão ter início algumas obras, nomeadamente na área da pintura, para dar um novo aspecto à sede do Grémio.

De entre os projectos que esta nova direcção tem entre mãos destaque para uma comissão de apoio aos jovens que pretende dinamizar actividades para os escalões etários mais jovens, como teatro, magia, ginástica, dança, pesca desportiva, entre outras.

Agendados estão quatro bailes de Carnaval, uma matiné e concurso de fantasias.

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!