Grupo Parlamentar do PS organiza Jornadas Parlamentares descentralizadas em todas as ilhas para analisar PO Açores 2030

0
44
blank
GPPS

O Grupo Parlamentar do PS irá organizar, na próxima semana, entre 21 e 25 de fevereiro, as suas Jornadas Parlamentares, em modelo descentralizado, ocorrendo em simultâneo em todas as ilhas dos Açores.

O objetivo é a análise e discussão da anteproposta de Programa Operacional Açores 2030, apresentada pelo Governo Regional, para o período de programação financeira regional 2021-2027.

Os deputados socialistas irão auscultar a sociedade civil sobre as prioridades de investimento, designadamente nas áreas da Competitividade empresarial, Investigação, Desenvolvimento e Inovação, Energia, Ação Climática e Sustentabilidade, Inclusão Social e Coesão Territorial.

Para tal, serão promovidos encontros com as Autarquias Locais, Empresas e Economia privada, entidades da Área Social, Coesão Territorial e Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

O Programa Operacional dispõe de um envelope financeiro de cerca de 1.140 milhões de euros, em que 690 milhões de euros estão afetos a intervenções financiadas pelo FEDER e 450 milhões de euros pelo FSE+.

Para o PS, o período de programação financeira 2021-2027 é uma oportunidade única pelo montante de recursos financeiros à disposição da nossa Região, pelo efeito conjugado dos vários programas e instrumentos, designadamente o REACT-EU, que reforçou o PO 2020 ou o PRR.

Assim, a Região terá ao seu dispor, fruto de uma negociação feita pelo anterior Governo Regional da responsabilidade do Partido Socialista, quase o dobro dos fundos comunitários atribuídos no período entre 2014 e 2020.