Helena Amaral doa o seu espólio de arte à MiratecArts

0
98
blank
Na apresentação da décima temporada da MiratecArts, Helena Amaral anunciou a doação do seu espólio de arte à associação com sede na ilha do Pico. 
 
Rodeada de diretores, parceiros e sócios colaboradores da MiratecArts, meios de comunicação e artistas, Helena Amaral deu conhecimento que mais de uma centena de obras de pintura e ainda as esculturas do seu espólio são para a MiratecArts. “Além de doar o meu espólio de arte”, diz a artista Helena Amaral, “pretendo investir na construção da Casa dos Sorrisos, na propriedade da MiratecArts Galeria Costa, para assim dar espaço expositivo à obra que ficará disponível para o público.” 
 
Helena Amaral é licenciada pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde concluiu o curso de Artes Plásticas. Já expôs em várias ilhas incluindo Santa Maria, na Carmina Galeria e na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo na Terceira, Amor da Pátria, Biblioteca Pública da Horta e Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos no Faial, Museu da Graciosa, Museu das Lajes das Flores, Atelier de Kaasfabriek em São Jorge e por toda a ilha do Pico. Ao longo de quase quarenta anos dedicou-se à pintura, nela e através dela percorreu caminhos, labirintos feitos de cor, lugares, vivências passadas e presentes. Com a cor cessou temporariamente e lançou o seu olhar às pedras da ilha e delas começou a esculpir sorrisos.
 
Sorrisos de Pedra de Helena Amaral é o maior projeto singular da MiratecArts que inclui o roteiro com mais de 200 esculturas a dar a volta à ilha do Pico, incluindo a Deusa dos Sorrisos no Piquinho e a Deusa do Mar a cerca de 15 metros de profundidade, no local onde aprendem a mergulhar na ilha montanha. O projeto continua com uma exposição no Porto, onde Helena Amaral nasceu, com o intuito de expor nas 9 ilhas dos Açores.