Hermann Melo na Horta no primeiro de agosto

0
7

Hermann Melo, um dos Zumba Education Specialist (ZES) mais reconhecidos a nível mundial, vem à ilha do Faial para uma Masterclass de Zumba Fitness, nesta que é a primeira vez que o colombiano se desloca ao arquipélago dos Açores.

O convite surgiu da parte de Raquel Raposo, coordenadora do grupo Zumba Party, sendo ela a responsável pela organização do evento em que o Zin lisboeta Nuno Antas retorna à ilha do Faial para mais um evento de uma das atividades físicas que mais gente tem recrutado para as suas fileiras nos últimos tempos.

Acrescem-se aos convidados Antas e Melo os Zins faialenses Raquel Raposo, Ana Rita Goulart, Carla Sequeira, Márcio Freitas, Mónica Nunes e Paula Gomes.

O primeiro evento deste dia tem início agendado para as 20h45, no Complexo Desportivo Manuel de Arriaga, com o espetáculo de Ballet à responsabilidade do atelier Corpo em Movimento, seguindo-se no alinhamento Zumba com o projeto Moviment’arte e Zumba Kids, de Carla Sequeira do ginásio 2FitU.

A Masterclass começa após estas primeiras três apresentações. A entrada tem um custo associado de 2,50 euros.

Raposo quer “fazer a festa”

Raquel Raposo, quando questionada sobre qual o principal objetivo  pretendido com esta iniciativa, disse querer materializar uma das máximas do Zumba: fazer a festa. O número alargado de instrutores convidados a participar no evento coaduna-se com o anseio relatado, pois como diz a Zin faialense “quantos mais melhor”.

O convite endereçado a Hermann Melo impôs-se, nas palavras a organizadora, por dois fatores: primeiramente, em maio de 2014, quando Raquel Raposo frequentou a formação de Zumba Step em Guimarães, o colombiano foi o seu formador, o que lhe permitiu entrar em contacto com o trabalho que desenvolve e a técnica adotada nas suas aulas; em segundo, porque “ a Zumba tem um nível bastante bom na ilha, pelo que se justifica trazer o topo, o máximo da modalidade a nível mundial”, até como forma “de incentivar as Zins locais e os participantes da modalidade”.

Os fundos para pagamento do cachet de Melo e aluguer do espaço para o evento foram angariados ao longo de largos meses com o esforço das zumbásticas locais, que estiveram presentes em diversas iniciativas, como feiras, e organizaram, por exemplo, jantares, uma vez que só “grão grão a galinha enche o papo”. A Câmara Municipal da Horta também contribuiu financeiramente.

 “Espero que as pessoas aproveitem, se divirtam e participem nesta experiência única”, concluiu Raquel, dizendo de antemão que quanto a si se vai divertir “garantidamente” e “crescer um pouco mais junto dos melhores”.

Surgiu quando a Zumba?

O dançarino e coreógrafo colombiano Beto Perez foi o mentor deste programa de dance fitness , decorriam os anos noventa, que abarca dança e elementos de aeróbica. Os ritmos latinos são uma constante pelas mais de 200 mil salas que recebem Zumba, em mais 180 países, desde o boom da modalidade nos últimos anos.

Acima de tudo, dizem ser uma “forma fácil e divertida de fazer exercício”. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO