Horta assinala Dia Mundial da Dança

0
16
blank

A Câmara Municipal da Horta levou dança, alegria e animação ao Mercado Municipal da Horta. Nas comemorações do Dia Mundial da Dança, atuaram, no Mercado Municipal, 7 grupos de associações, escolas e outras entidades ligadas à dança no concelho.

“A Câmara Municipal da Horta não podia deixar passar este dia sem comemorar com a comunidade.

Para nós, este dia significa também celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade,
independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas, lembrando que a dança é promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos”, referiu a Vereadora da Câmara Municipal da Horta.

Maria Antónia Dutra abordou que a dança é uma forma de comunicação, expressão individual e sociocultural, estando ligada à nossa humanidade desde o início da nossa História. “A dança é um símbolo de cultura dos povos no mundo e está enraizada nas nossas tradições açorianas, muitas vezes identificadas pelo folclore”.

Para além da vertente cultural, a vereadora responsável pelas áreas da cultura e desporto evidenciou os benefícios da prática deste tipo de atividade física.

“O Município da Horta tem apostado em diversas iniciativas com vista à melhoria do bem-estar da população, tanto dos mais jovens, como dos mais idosos, com a implementação de diversos projetos como o “Faial em Forma”, dedicado à população geriátrica, e o “Programa Estilos de Vida Saudável” com a Atividade Física na Rede de ATL’s do concelho, por isso não importa a atividade que pratiquem, o que importa é praticar”.

No evento “Dança no Mercado” participaram o grupo “Zins Txugueder”, dos instrutores Carla Sequeira, Raquel Raposo, Márcio Freitas, Carolina Dias e Maria José Pinto, o Grupo de Dança do Clube Desportivo da Horta e Projeto das Danças Sociais, ambos com orientação da professora Paula Sousa. Participou também o Grupo “e Oito”, de Maria João Albuquerque, o grupo “MS Zumba Party”, de Marta Scarlati, o estúdio de Ballet “SerDança”, de Beatriz Oliveira, e ainda o Grupo de Lisa Medeiros.

O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO e tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.