Horta e New Bedford: Geminação foi há meio século

0
30
blank
1972 - Horta-New Bedford

Dia 4 de julho, em simultâneo com as comemorações oficiais do Dia da Cidade da Horta, ocorre o cinquentenário da sessão solene que confirmou a geminação entre as cidades da Horta e de New Bedford. Nesta edição o Tribuna das Ilhas recorda a efeméride e publica as mensagens que os responsáveis máximos das duas cidades dirigiram, a nosso convite, a propósito do significado da data.

A 13 de abril de 1972 a Câmara Municipal de New Bedford aprovou uma resolução que estabelecia a cidade da Horta como sua cidade-irmã. Era Mayor da cidade de New Bedford John Markey e à deliberação não foi, seguramente, estranha a influência dos muitos emigrantes faialenses que escolheram a cidade para viver nos EUA e que constituíam uma comunidade numerosa e prestigiada.

A 3 de maio foi a vez da Câmara Municipal da Horta (CMH), presidida por Victor Macedo, consagrar a geminação e proclamar New Bedford cidade-irmã da Horta.

A 4 de julho desse ano, numa histórica sessão solene que contou com a presença de uma numerosa delegação da cidade de New Bedford, chefiada por John Markey, foi confirmada de forma pública a geminação.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura