Fonte: SCMH
Nos próximos dias 14, 15 e 16 de Outubro a Misericórdia da Horta, irá encerrar as celebrações dos seus 500 anos de existência, tendo sido proposto à Misericórdia em reunião de 30 de Abril deste ano da URMA que acolhêssemos o XV Congresso Insular das Misericórdias o qual acolhemos com grande gosto.
Este evento conta com o apoio institucional do Governo Regional dos Açores, da Madeira,
Assembleia Legislativa dos Açores e Município da Horta e irá realizar-se na Sociedade Amor da Pátria e conta com a participação com diversos oradores e moderadores das duas regiões autónomas e do continente português.
A Santa Casa da Misericórdia da Horta é anfitriã do mesmo, sendo o mesmo organizado pela UMP, URMA e Secretariado da Madeira aos quais em meu nome pessoal agradeço toda a colaboração que tem existido entre todos.
O tema do Congresso será a Sustentabilidade das Misericórdias – Caminhos para o Futuro, tema este mais que atual nos dias de hoje.
Este é um dos motivos para as deslocações dos diversos congressistas à Horta, mas o motivo principal são as celebrações dos 500 anos de história da Misericórdia da Horta e de serviço à comunidade Faialense.
O provedor, Marco Silva
Fonte: UMP
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o XV Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira, entre os próximos dias 14 e 16 de outubro, a decorrer na Sociedade Amor da Pátria, na Horta, dedicado ao tema “Sustentabilidade das Misericórdias: Caminhos para o Futuro”.
Reunindo as Misericórdias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o encontro vai contar com a participação de Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas; Nuno Melo Alves, Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais; António Tavares, Provedor SCM Porto; Humberto Carneiro, Provedor SCM Póvoa de Lanhoso; Sandra Garcia, Diretora para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social; Marco Rendeiro, Coordenador da Estrutura de Missão para a Promoção de Respostas Sociais para Idosos; Teresa Medeiros, Professora Catedrática da Universidade dos Açores; Sílvio Fernandes, Reitor Universidade da Madeira, para além dos dirigentes políticos das duas Regiões Autónomas entre outros convidados.
O Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira vai centrar-se em dois temas estratégicos: ‘Sustentabilidade no Setor Social’ e ‘As Misericórdias e as Políticas Sociais no Futuro’ de forma a debater os desafios futuros que as Santas Casas enfrentam, não só para continuarem a garantir respostas sociais eficientes à população, mas também para poderem qualificar os seus recursos humanos. O encontro vai refletir ainda refletir sobre os desafios do envelhecimento em Portugal e sobre a proposta do novo modelo de serviço de apoio domiciliário, adequado às caraterísticas sociais e geográficas do país e às necessidades das novas gerações de idosos.
A par do congresso irão decorrer outras iniciativas para celebrar os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia da Horta.
A realizar-se entre dos dias 14 e 16 de outubro, na Sociedade Amor da Pátria, na cidade da Horta, o XV Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira, conta ainda com uma Missa Solene na Igreja da Nossa Senhora das Angústias, pelas 10h do dia 16.