Horta Sobre Rodas tem tido uma boa procura

0
8

O projeto Horta Sobre Rodas arrancou a 100% no mês passado e tem tido adesão bastante positiva.

Este projeto começou em agosto do ano passado e pretende ser uma forma diferente de divulgar o valor histórico, patrimonial, cultural e paisagístico dos cinco séculos de existência da Horta.

O vereador da Cultura, Filipe Meneses, explica que este projeto tem tido uma procura equilibrada entre turistas estrangeiros e os turistas que vem de Portugal Continental. Refere também que não há de momento nenhum percurso favorito e que até muitas vezes acabam por fazer todos os percursos e que alguns até acabam por cruzar os mesmos locais.

O Horta Sobre Rodas oferece cinco percursos temáticos que dão a conhecer as várias caraterísticas da cidade.

 Os percursos são: Horta e Jardins que percorre os principais espaços verdes com acesso ao público na cidade da Horta e permite ficar a conhecer as espécies endémicas que neles se encontram; Horta à Beira Mar, um percurso que permite observar toda a zona costeira da cidade e os aspetos mais caraterísticos da vida marítima da cidade; Horta Baleeira que dá a conhecer a tradição e a importância que a caça da baleia teve na vida dos faialenses e que passa principalmente pela Fábrica da Baleia, local obrigatório deste percurso; Horta Antiga, que passa por dar a conhecer o património arquitetónico mais antigo da cidade e por fim a Horta dos Cabos Submarinos que remonta à época de maior desenvolvimento tecnológico, cultural e arquitetónico, conseguido através da importância geoestratégica no Atlântico.

Para ficar a conhecer estes percursos são oferecidos dois transportes as bicicletas e o Mini- Bus. Há o Kit Horta Sobre Rodas que é composto por uma bicicleta, um guia histórico com mapas e informações históricas sobre os pontos de interesse de cada percurso, e ainda para aquele que queiram levar crianças já é possível numa cadeira que encaixa no veículo. Estes Kits podem ser recolhidos no Quiosque de Turismo, no Largo do Infante assim como no Terminal Marítimo. Este Kit só está disponível durante a época alta, neste caso começou em julho passado, mas durante a época baixa é possível fazer estes percursos nos Mini- Bus.

As paragens de Mini- Bus   dispõem em cada Spin a informação relativa não só ao itinerário do Mini-Bus, como é habitual, assim como explica toda a história envolvente.

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO