“I FESTIVAL DA VIOLA” na Temporada de Violas da Terra

0
4
DR
DR

O “Festival da Viola” é um sonho da Associação de Juventude Viola da Terra que já tem alguns anos. Pretende juntar grupos de várias ilhas dos Açores que tenham a Viola da Terra incluída na sua formação e que possam apresentar o trabalho musical que desenvolvem.
Nesta primeira Edição teremos dois dias de uma grande festa da Viola com a presença de
grupos musicais de 5 Ilhas dos Açores, com especial incidência para projetos musicais em duo, trio, ou quarteto. São grupos que têm a Viola da Terra na sua formação e que a promovem e divulgam, explorando as suas potencialidades e a sua sonoridade.
O “I Festival da Viola” decorrerá em formato “On-line”, a 14 e 15 de Junho, pelas 20:30, em facebook.com/aj.violadaterra.
No dia 14 de Junho teremos os grupos: Corações de São Jorge (São Jorge), Projeto
Engengroaldenga (Santa Maria) e Raquel Dutra (São Miguel).
No dia 15 de Junho teremos os grupos: Duo Cordibus (Terceira), Mar&Ilha (Pico) e Trio Origens (São Miguel).
Pretende-se que o evento venha a ter uma edição anual, futuramente em formato presencial, onde possam haver momentos de oficinas, palestras, mesas redondas, e com lançamento de obras sobre a Viola da Terra, finalizando cada dia com concertos musicais. No entanto essa pretensão carece de um apoio concertado entre várias entidades.
O evento é promovido pela Associação de Juventude Viola da Terra, faz parte da “Temporada de Violas da Terra 2021” e integra também a programação do Azores FRINGE Festival, promovido pela Associação MiratecArts, tendo o apoio da Direção Regional da Cultura.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO