Secretário da Educação acusa República de desresponsabilização

0
24

O Secretário Regional da Educação, Cultura e Ciência afirmou, durante a discussão de um projeto de Resolução denominado ‘Frente Comum em Defesa da Universidade dos Açores’, apresentado pelo PS, que foi aprovado por unanimidade, que o “Governo da República, de quem a Universidade dos Açores depende, desresponsabilizou-se totalmente” da academia açoriana.

O documento defende que o Governo da República “assuma as suas responsabilidades relativamente ao presente e ao futuro da Universidade dos Açores, como uma instituição central no desenvolvimento dos Açores e do País”.

“A Universidade dos Açores, como qualquer universidade, tem autonomia total do ponto de vista científico, pedagógico e financeiro”, disse Luiz Fagundes Duarte, acrescentando que, quando se fala dela se deve fazer sempre “como alguém que está de fora, ou seja, a universidade é fundamental para o desenvolvimento da Região, mas não podemos interferir na vida da universidade”.

Para Luiz Fagundes Duarte, em matéria de investigação, a melhor maneira de apoiar a Universidade “não é conceder bolsas a qualquer bolseiro ou candidato a doutoramento”, preferindo o Governo “ financiar projetos científicos” apresentados por professores e investigadores da universidade, que sejam considerados “determinantes para o desenvolvimento da Região”.

“Nós apoiaremos projetos científicos, apoiaremos os bolseiros que trabalharem nesses projetos em continuidade, não daremos bolsas apenas porque são estudantes de doutoramento da Universidade dos Açores”, afirmou.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!