Ilhéu de Vila Franca – Sabrina Furtado pede relatórios sobre ação do anterior governo

0
41
DR/PSD
DR/PSD

A deputada do PSD/Açores Sabrina Furtado pediu hoje ao governo regional relatórios sobre a ação do anterior executivo a respeito da qualidade da água no Ilhéu de Vila Franca do Campo.

Num requerimento enviado à ALRAA, a social democrata lembra que “são conhecidas e públicas as notícias sobre a qualidade das águas do Ilhéu de Vila Franca do Campo sendo que, devido aos resultados das análises efetuadas, o mesmo foi várias vezes interditado a banhos”, adianta.

“Há pelo menos dois anos que isso vem acontecendo e, em 2020, as análises às águas marinhas apontavam a existência de bactérias com origem fecal animal e/ou humana”, recorda a deputada.

Uma das possíveis causas apontadas foi a população de aves marinhas existente no local, além de ter sido referida por algumas entidades a hipótese do eventual mau funcionamento do emissário submarino de Vila Franca do Campo.

Assim, Sabrina Furtado quer saber que diligências foram levadas a cabo pelo anterior Governo Regional sobre a matéria, “e a que conclusões o mesmo chegou, para que aquele fenómeno seja evitado nos próximos anos”, adianta.

Nesse sentido, a deputada do PSD/Açores solicitou um conjunto de informações à tutela, como os relatórios sobre as diligências efetuadas, entre 2018 e 2020, na conservação e manutenção daquela Reserva Natural.

Foram igualmente pedidos os relatórios sobre as diversas análises à qualidade das águas marinhas do Ilhéu; sobre o aumento ou diminuição da população de aves marinhas no local e a identificação declarada daquela ser uma possível causa para o sucedido.

Sabrina Furtado requereu ainda dados sobre as diligências efetuadas quando foi identificada a presença elevada de bactérias nas águas marinhas, em 2020, e sobre o plano de ação de combate estruturado pelo anterior governo às problemáticas que possam existir no Ilhéu de Vila Franca do Campo.

O Ilhéu de Vila Franca do Campo é Reserva Natural Regional, sendo gerido pelo Governo Regional, não obstante os protocolos pontuais com a autarquia e com o Clube Naval de Vila Franca do Campo, para o serviço de transporte de visitantes, segurança da zona balnear e manutenção da infraestrutura de apoio.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!