Ilhéu de Vila Franca. Sabrina Furtado saúda intervenção do Governo e criação de grupo de trabalho

0
31
DR
DR

A deputada do PSD/Açores Sabrina Furtado saudou a intervenção do Governo Regional e a criação do grupo de trabalho que visa melhorar a qualidade da água do ilhéu de Vila Franca do Campo.

“Foi das primeiras preocupações que manifestei ao Governo, logo no início do mandato”, refere a social democrata, lembrando que “são conhecidas e públicas as notícias sobre a qualidade das águas do Ilhéu, com o resultado das análises efetuadas que, por várias vezes, interditaram os banhos no local”, adianta.

No requerimento que enviou à ALRAA no final de 2020, a parlamentar salientou que “há pelo menos dois anos que isso vem acontecendo, com as análises às águas marinhas a apontarem mesmo a existência de bactérias com origem fecal animal e/ou humana”, recorda.

Por isso, diz Sabrina Furtado, “a criação deste grupo de trabalho é muito importante, sendo essencial ter todas estas entidades juntas, como uma forma de comprometimento e assunção de cada uma das suas responsabilidades”, considera.

A iniciativa envolve, para além da Direção Regional dos Assuntos do Mar, o Parque Natural da Ilha de São Miguel, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, o Clube Naval de Vila Franca do Campo, a Capitania do Porto de Ponta Delgada, a Direção Regional das Pescas e a Delegação de Saúde de Vila Franca do Campo.

“Devem sempre ser criadas estas sinergias entre instituições para que os problemas das comunidades sejam tratados com eficácia e celeridade”, defende a social democrata, para quem “as instituições não devem andar de costas voltadas umas para as outras, mas sim serem cooperantes entre si, visando o bem comum”, afirmou.

O grupo de trabalho agora criado vai reunir mensalmente para acompanhar as medidas em desenvolvimento e, se pertinente, vai propor ajustes e/ou a adoção de novas ações para melhorar a qualidade da água do Ilhéu de Vila Franca do Campo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO