Ilídia Quadrado: “posição da ANA/Vinci pode pôr ampliação em causa”

0
19
DR/PSD
DR/PSD

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Ilídia Quadrado, mostrou-se hoje “muito preocupada” pelas reservas mostradas pela ANA/Vinci para a construção das zonas de segurança da pista do Aeroporto da Horta, “que podem pôr em causa a sua ampliação”.

A social-democrata questionou o presidente da Comissão Executiva da empresa, numa audição da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, dizendo não entender “a razão para tantas reservas, quando existe um compromisso, assumido em 2019, para aumentar a capacidade operacional do Aeroporto da Horta”, avançou.

“No fundo, ficamos a saber que o cenário relativo às ‘Runaway and Safety Areas’ (RESA), que são impostas pelo regulador da aviação mundial, está em cima da mesa do grupo de trabalho em curso, e que se estão a realizar estudos técnicos para verificar a viabilidade da ampliação. E isso já nem devia estar a acontecer nesta fase”.

“Ou seja, nunca foi feito nada até agora”, alertou a deputada do PSD/Açores, mostrando-se apreensiva pelo facto de “estar a ser analisado um cenário em que as RESA seriam feitas dentro da própria pista, diminuindo o respetivo comprimento”.

“Trata-se de um cenário muito penalizador para as expetativas e para as aspirações dos faialenses e dos açorianos”, frisou a parlamentar.

Ilídia Quadrado recordou que a ampliação da pista do Aeroporto da Horta “é um tema consensual, pois estamos todos de acordo que em primeiro lugar estão os faialenses, tendo em conta as várias reivindicações e recomendações que as forças vivas do Faial e os vários partidos têm feito”, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO