Inaugurado Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Escola Básica António José de Ávila

0
124
blank

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu  à cerimónia de instalação do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Escola Básica António José de Ávila, na Horta, ilha do Faial.

“Este novo CATL, que hoje se inaugura, tem uma capacidade instalada para 40 vagas, tratando-se de um investimento anual de mais de 37 mil euros”, salientou.

“É um aumento muito substancial no número de vagas para esta resposta social no Faial, que responde às necessidades familiares evidenciadas”, referiu.

Na sua intervenção, o governante considerou ser necessário promover uma “reflexão ampla sobre a melhor forma de conciliar as obrigações laborais com as responsabilidades familiares”.

“Numa altura em que o trabalho absorve o nosso tempo, a conciliação entra a vida profissional e a vida pessoal emerge como prioridade da sociedade e do Governo”, disse.

Para Artur Lima, “a criação e desenvolvimento de respostas sociais, como é o caso de creches ou CATL, merecem uma atenção particular deste Governo”.

O governante aproveitou a ocasião para salientar que a política do XIII Governo Regional dos Açores para a infância é “transversal a todas as ilhas”.

“Em Santa Maria, por exemplo, demos por concluída, no ano passado, uma obra de reabilitação e adaptação de edifício para CATL da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto”, evidenciou, referindo que a mesma teve um “custo global de cerca de 600 mil euros” e “já se encontra em funcionamento desde o início do ano letivo”.

Artur Lima terminou a sua intervenção assumindo que o Governo Regional dos Açores “continuará a fazer uma aposta muito firme no aumento da taxa de cobertura de CATL na região”, contando “com verbas do Programa Operacional 2030 para o efeito”.