Inaugurado Parque de Limitação de Avarias da Escola do Mar dos Açores

0
49
blank

A ilha do Faial tem, a partir de agora, o primeiro centro de formação para profissionais marítimos da Região.

O inaugurado Parque de limitação de avarias da Escola do Mar dos Açores, situado no complexo da ex-Estação Rádio Naval da Horta, na freguesia das Angústias, “será uma mais-valia para a ilha e para a Região”, considerou o Presidente da Câmara da Horta, Carlos Ferreira, no final da cerimónia de inauguração, que contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro e do Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João.

O Presidente do Município adiantou que a oferta formativa da Escola “melhorará os conhecimentos, as qualificações e os níveis de segurança dos futuros profissionais ligados às diversas áreas do setor marítimo”, sendo que serão lecionadas, entre outras, formações nas áreas da prevenção e combate a incêndios estruturais em embarcações e navios, treino de incêndios em espaços confinados e brigada de incêndios.

“Esta valência da Escola do Mar é mais um fator de projeção da Cidade Mar, da ilha do Faial e dos Açores no plano nacional e internacional neste setor de atividade”, afirmou, ainda, Carlos Ferreira, recordando a importância do envolvimento com as atividades marítimas e da investigação desenvolvida no Concelho.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo Regional mostrou-se “satisfeito e orgulhoso” com o caminho percorrido, indicando que o Faial é “centralidade na oferta de capacitação para a economia do mar”, e que “esta é uma oportunidade de dar futuro ao histórico e identidade desta ilha e desta cidade”.

O Parque de limitação de avarias é uma obra a cargo da Secretaria Regional do Mar e das Pescas e será gerido pela Escola do Mar dos Açores. O centro vai ter capacidade para 32 formandos em simultâneo e também irá acolher ações formativas nas áreas de intervenção em incidentes biológicos e tamponamento de fugas para profissionais marítimos, bem como cursos de meios de primeira intervenção e cursos de salvamento e desencarceramento.