Infraestruturas de Portugal garante que ponte sobre rio Inha não apresenta risco

0
19
DR
A Infraestruturas de Portugal (IP) garantiu hoje que a rutura detetada na ponte sobre o rio Inha, localizada na divisão entre os concelhos de Santa Maria da Feira e Gondomar, é uma situação “normal”, não constituído risco.Em causa está uma ponte localizada na Estrada Nacional 222 (EN222), artéria viária que serve concelhos dos distritos de Aveiro e Porto, nomeadamente Castelo de Paiva, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Santa Maria da Feira.

Algumas fotografias têm circulado nas redes sociais, bem como notícias na imprensa local, com alertas para o eventual perigo desta ponte depois de sinalizadas ruturas numa das vigas.

Em resposta à agência Lusa, a IP garantiu que “as imagens identificam uma junta de ligação de um pilarete”, sendo esta “uma situação normal existente desde a construção e que não constitui qualquer risco para a segurança estrutural da ponte”.

“Não se trata de qualquer quebra de uma viga de suporte nem existe qualquer risco para a segurança dos utilizadores. Esta situação está devidamente identificada pela IP, que acompanha regularmente o estado de conservação desta estrutura, tal como acontece com as mais de 7.600 obras de arte [pontes, viadutos e túneis] que integram a rede rodoferroviária nacional a seu cargo”, refere a nota da IP.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO