Iniciativa ‘Open Days’ permite a mais de 5.000 jovens Açorianos estar com empresas recrutadoras

0
62
DR/GaCS

O Governo dos Açores vai realizar três ‘Open Days’, na Terceira, no Faial e em S. Miguel, que vão permitir a mais de 5.000 jovens conhecerem as medidas públicas regionais de fomento ao empreendedorismo, à empregabilidade e, ainda, contactar diretamente com cerca de 40 empresas e grupos económicos recrutadores, de vários setores de atividade.

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional adiantou hoje, em Ponta Delgada, que o formato desta iniciativa assenta na realização de um ‘dia aberto’ em que “o principal objetivo é o de promover o contato com o mundo empresarial”, com vista a fomentar o emprego jovem e a satisfazer as necessidades de recrutamento das empresas.

“O mote deste evento é que é possível os jovens se qualificarem e arranjarem emprego na sua Região e que há oportunidades”, contribuindo também “para o desenvolvimento económico dos Açores e a competitividade das empresas”, sublinhou Paula Andrade.

A Diretora Regional destacou igualmente a abrangência desta iniciativa da Vice-Presidência do Governo pelo número de jovens envolvidos, pelo seu alargamento futuro a mais ilhas e também pela criação de uma aplicação e de duas páginas nas redes sociais.

“Numa página web com a designação do evento vai ser possível não só os jovens terem acesso a todas as ofertas de emprego, mas também a possibilidade de fazerem o seu currículo, verificar qual o programa ideal para a sua situação ou qual será a oferta mais adequada ao seu perfil”, revelou Paula Andrade, frisando que “vai ser criada uma bolsa para todas as empresas apresentarem as suas ofertas de trabalho”, para além das apresentadas presencialmente nos ‘Open Days #Emprego Jovem’.

“Apesar de estarmos a fazer, de momento, os ‘dias abertos’ em três ilhas, essa aplicação também irá permitir que todas as empresas sedeadas em outras ilhas possam apresentar ofertas de emprego”, a que “todos os jovens da Região possam aceder e fazer as suas candidaturas”, sublinhou a Diretora Regional.

Segundo Paula Andrade, a intenção é que, com a iniciativa ‘Open Days #Emprego Jovem’ e sob o lema ‘#Torna Possível’, “os jovens Açorianos tenham uma oportunidade de ‘agarrar’ todas as medidas que o Governo Regional tem ao seu dispor” e as “potenciem como ferramentas na procura ativa de emprego e concretização do seu projeto profissional”.

Os ‘Open Days’, abertos ao público, vão realizar-se a 2 de abril, no Centro Cultural de Angra do Heroísmo, na Terceira, a 23 de abril, na Casa Manuel de Arriaga, na Horta, Faial, e a 6 de maio, no Pavilhão do Mar, em S. Miguel.

O evento decorre das 09h00 às 20h00 e destina-se a jovens até aos 30 anos de idade candidatos a vagas de emprego, estágio ou programas de emprego, oportunidades de empreendedorismo e a empresários e recrutadores.

Trata-se também de uma oportunidade para as empresas apresentarem as suas áreas de negócio, através de presença em stands ou de apresentações individuais em que serão dadas informações sobre as oportunidades de emprego e os perfis de recrutamento procurados.

Os jovens podem ainda contar com o atendimento e prestação de esclarecimentos por parte dos serviços das direções regionais do Emprego e Formação Profissional, do Apoio ao Investimento e Competitividade e da Juventude, assim como da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores.

A partir de hoje, a iniciativa pode ser seguida e participada através do Facebook, em https://www.facebook.com/opendayempregojovem/?epa, e do Instagram, em https://www.instagram.com/opendaysempregojovem/.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO