Investimento na educação quer melhorar resultados escolares

0
14

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura revelou  que o investimento a fazer, em 2014, na área da formação contínua será “orientado para a melhoria dos resultados dos alunos e para o combate ao abandono escolar precoce”.

Luiz Fagundes Duarte adiantou que esta orientação “corporiza um princípio fundamental de uma escola inclusiva que saiba encontrar, para cada aluno, as melhores soluções para os seus problemas e as melhores ofertas para o desenvolvimento das suas qualidades e características pessoais”.

Com vista a atingir este objetivo, foi decidido, na continuidade do que tem vindo já a ser feito, o reforço dos tempos nas disciplinas de Português e Matemática, o alargamento do Projeto Fénix, a criação de uma equipa de professores acompanhantes para atuar ao nível das escolas do primeiro ciclo, o aumento do número de cursos profissionais, a dotação em todas as escolas do número suficiente de docentes de educação especial, o reforço do papel dos órgãos de administração e gestão das escolas e o apoio à família nas diversas componentes da ação social escolar, especificou o Secretário Regional.

A par com este objetivo, Luiz Fagundes Duarte garantiu que o Governo vai continuar o investimento no parque escolar, prevendo-se que, no próximo ano, se concluam as obras das escolas Secundária Domingos Rebelo, Básica e Integrada da Horta e Básica e Secundária das Velas, e se iniciem as obras de construção da Básica e Secundária da Lajes do Pico e da Básica Integrada da Ribeira Grande, bem como se conclua o projeto referente à escola Básica e Integrada Canto da Maia e à reformulação do projeto da Básica Integrada dos Arrifes, em S. Miguel.

 

Ao nível da ciência, Luiz Fagundes Duarte afirmou que o Governo vai continuar “a apostar num crescimento inteligente, assumindo que a investigação científica e a inovação são dos principais impulsionadores da competitividade, do crescimento económico e do emprego”.

Para o efeito, a Região conta com o Pro-Scientia, que consubstancia o sistema de incentivos financeiros do Executivo para apoio às atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

O Secretário Regional adiantou ainda que a Estratégia Científica para a Região Autónoma dos Açores, que tem vindo a ser preparada em articulação com a comunidade científica e será brevemente colocada a discussão pública, estará “em linha com a Estratégia Europa 2020, baseada numa perspetiva de financiamento multi-fundos”, devendo neste sentido ser criada uma equipa específica encarregue de captar para a região fundos do programa europeu Horizonte 2020.

Por outro lado, na área da cultura, as prioridades governamentais serão marcadas pela aplicação da nova legislação aos diferentes tipos de património e pela alteração do regime jurídico de apoios a atividades culturais.

No desporto o Governo procurará “garantir a disponibilização do maior número de projetos de apoio, assegurando que o futuro desportivo dos Açores continue na senda do aumento da prática e também da qualidade de resultados” já alcançados.

Neste sentido, será também reforçado “o investimento na área da excelência desportiva, de forma a assegurar apoios para representações de Alto Rendimento e planos especiais de preparação individual”, de forma a permitir “colocar atletas açorianos a discutirem qualificações para a representação olímpica”.

Outra aposta do Executivo açoriano na área do desporto passa pela valorização do desporto adaptado no sentido da inclusão, bem como da formação, da valorização do mérito e da dignificação dos atletas e demais praticantes da atividade desportiva.

 

Ao nível da juventude, será desenvolvido um novo projeto, denominado “Inspira-te, Aprende e Age” que visa “fortalecer as competências dos jovens” açorianos, em particular os que “se encontram em situação de maior vulnerabilidade, proporcionando-lhes atividade de formação não formação em diversas áreas”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!