Jardim Botânico do Faial representa Açores na Conferênci​a de Líderes sobre Conservação da Biodiversidade

0
9

O Jardim Botânico do Faial foi convidado a participar na conferência de Líderes sobre a  Conservação da Biodiversidade: Jardins Botânicos no século XXI, que está a decorrer no Loyola Sustainability Research Centre, em Montreal, no Canadá.

O Jardim Botânico do Faial, participa nesta conferência em representação dos Açores, onde fez uma apresentação de uma comunicação intitulada “Jardim Botânico do Faial: A conservação da natureza posta em prática”.

Nesta sua intervenção o Jardim Botânico apresentou os projetos desenvolvidos nos últimos anos, bem como os resultados obtidos, que serviu também para mostrar como o trabalho realizado em parceria com o Parque Natural do Faial tem dado frutos no que concerne, à proteção de espécies, habitats e paisagens dos Açores.

O trabalho desenvolvido passa não só pelo controlo de plantas exóticas invasoras e a sua substituição por vegetação natural, mas também a recuperação de populações de plantas raras e ameaçadas, e a monitorização e proteção de habitats no próprio local da ocorrência das espécies, daí a importância do trabalho realizado nas diversas estruturas que integram o jardim, nomeadamente, no Banco de Sementes dos Açores, no viveiro de plantas raras e nas coleções de plantas vivas, que são o garante da sobrevivência das espécies.

Esta conferência, organizada com o apoio do Secretariado das Nações Unidas para a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), pelo Centro do Québec para a Ciência da Biodiversidade e pela Organização Internacional de Jardins Botânicos (BGCI), contou com várias intervenções de dirigentes internacionais, numa iniciativa que junta representantes de jardins botânicos à comunidade académica.

Os jardins botânicos têm sido internacionalmente reconhecidos como tendo um papel muito importante na contribuição para políticas de governação na conservação da natureza, implementando e aplicando a Estratégia Internacional para a Conservação das Plantas (GSPC) a um nível nacional e regional.

O Jardim Botânico do Faial é inovador no âmbito dos jardins botânicos, prova disso foi este convite para representar os Açores a nível internacional.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO