João Amaro: do Faial para as provas de bodybuilding

0
6

Apesar de ter nascido em Angola, João Amaro desde os seus onze meses de idade que viveu e cresceu no Faial.
Como nos conta “não nasci no Faial, mas quase! Nasci em Angola em 1974 e viemos para o Faial (devido à guerra em Angola) quando eu tinha 11meses.”
Entretanto, estudou como qualquer outro filho desta terra, no Faial até ao seu décimo segundo ao de escolaridade. Posteriormente rumou a Lisboa onde se formou em Ciências do Desporto pela FMH.
Começou a treinar musculação aos 15 anos, influenciado pelo pai, para combater, como o próprio diz, “o facto de ser magrela.”
Hoje em dia anda nos tops mundiais da cultuaríamos e bodybuilding.
Ao Tribuna das Ilhas conta que “desde criança que faço desporto. Comecei com o Judo que pratiquei de forma irregular dos 7-11 anos e depois a ginástica com a professora Luisa Santos dos 11-15 anos, modalidade que me deu uma excelente base atlética. Fui campeão regional durante 3anos.”
Aos 15 deixei a ginástica. E continuei no Basquetebol, que iniciei aos 13. Nesse ano comecei a treinar atletismo e musculação, conta.
João Amaro foi atleta do Clube independente de atletismo Ilha Azul nas moda-idades de peso e disco e, dos quinze aos trinta anos foi campeão e recordista regional.
Em Júnior como atleta do Benfica foi terceiro no disco e segundo no lançamento do peso. Como senior foi terceiro no nacional de pista coberta de 1996.
Recorda que começou a fazer musculação em casa com o meu pai em 1989.

 

LEIA A NOTICIA COMPLETA NA NOSSA EDIÇÃO IMPRESSA OU

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO