Jornal A União passa a semanário de inspiração cristã

0
7

O jornal A União, com 120 anos, é propriedade da Diocese de Angra e terá a sua última edição a 31 de Dezembro. A partir de Janeiro, será um semanário de inspiração cristã.

Marco Borges, director do jornal, afirmou que a crise actual veio mostrar uma situação que “já há muito tempo era insustentável”.

“É mais um diário que desaparece da imprensa regional. Realmente é um empobrecimento, mas a diocese não tem capacidade financeira para garantir essa mais-valia”, admitiu o bispo de Angra, António de Sousa Braga, realçando que “a administração procurou e conseguiu durante algum tempo equilibrar as contas, mas esse esforço foi prejudicado pelo agravamento da conjuntura actual”.

Esta nova reestruturação teve o parecer favorável do Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos e do Colégio dos Consultores, todavia implicou o despedimento de quatro jornalistas e dois funcionários administrativos.

Para o bispo de Angra, esta solução evita “males maiores”, uma vez que permite “salvar o salvável” e impede “um deterioramento ainda maior da situação, sem possibilidade de alternativas”. Também salienta que só a Arquidiocese de Braga e a Diocese do Funchal publicam jornais diários.

De acordo com o bispo de Angra, este novo semanário será distribuído pelas ilhas do arquipélago. 

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO