Kamil Lésniak vence primeira etapa do Triangle Adventure

0
6

Arrancou na tarde desta sexta-feira, na ilha do Pico, a primeira etapa da Triangle Adventure, prova de trail running que percorre os trilhos das três ilhas do Triângulo este fim-de-semana.

A palavra “aventura” na designação desta prova ganhou ainda mais significado graças às condições meteorológicas bastante adversas que se fizeram sentir, que levaram ao cancelamento das ligações marítimas no Triângulo no período da manhã, o que fez com que os atletas só chegassem ao Pico ao início da tarde.

O vento e o frio obrigaram mesmo ao reajustamento do itinerário da prova no Pico, que deixou de incluir a subida à Montanha e passou a ter 25 quilómetros, ao invés de 30. A prova arrancou na Madalena, às 14h35, e teve o seu culminar na Casa da Montanha. A dificuldade do relevo, com subidas que se adivinhavam verdadeiros desafios, foi agravada pelas condições meteorológicas, com os atletas a encontrarem temperaturas na ordem dos 0 graus centígrados na meta. Ainda assim, todos os 86 inscritos terminaram no tempo regulamentar.

O primeiro a chegar à Casa da Montanha foi Kamil Leśniak, que concluiu a etapa em 02h07m50s. Leśniak é um dos mais jovens ultra runners do mundo e soma vários prémios internacionais, com destaque para duas vitórias no Ultra Trail do Monte Branco e para um segundo lugar, em 2014, no The Nort Face 100 Tailândia.

Em segundo lugar chegou Miguel Silva, da Salomon Portugal, com um tempo de 02h09m42s, e menos de um minuto depois foi a vez do seu colega de equipa, Armando Teixeira, chegar à Casa da Montanha, tendo demorado 02h10m37s. Recorde-se que Miguel Silva se classificou em terceiro lugar no ultra Faial Costa a Costa da edição de 2015 do Azores Trail Run. Já Teixeira foi o grande vencedor da mesma prova em 2014.

A campeã nacional de trail, Lucinda Sousa, foi a primeira mulher a concluir a etapa, em 02h46m34s. Seguiu-se-lhe Tuxa Negri (03h16h46) e, em terceiro lugar, a faialense Andrea Mota (03h27m06s).

A Triangle Adventure continua hoje, com a segunda etapa, o “Trail das Fajãs”, em São Jorge. A prova, que se desenrola ao longo de cerca de 30 quilómetros, tem início em São Tomé e termina na Fajã dos Cubres. Com atletas vindos de Portugal, Alemanha, Espanha, EUA, Marrocos, França e Polónia, esta prova pontua para o Ultra Trail do Monte Branco, uma das principais provas de trail running do mundo.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO