Legislativas Regionais – PSD quer fórum técnico para discutir sustentabilidade nas pescas

0
16

Os candidatos do PSD/Faial às eleições legislativas regionais estiveram hoje reunidos com as associações do sector das pescas. A lista laranja ouviu os representantes da Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA) e da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores (APASA), para se inteirar sobre a realidade do sector. No final da reunião, Mário Pinho salientou a importância de ouvir estas associações, cujos desembarques representam “mais de 90% da pesca comercial dos Açores”. 

Lembrando que os pescadores também são empresários, Mário Pinho referiu que as preocupações destes são comuns à de toda a classe empresarial. Para fazer face às dificuldades do sector da pesca, o candidato entende, no entanto, que há que definir prioridades. Para Mário Pinho, antes de se pensarem em infra-estruturas ou na comercialização, é necessário “reforçar como prioridades a sustentabilidade dos recursos biológicos e a rentabilidade das empresas de pesca”. 

“A sustentabilidade tem sido mais um slogan publicitário do que um objectivo”, entende. Para mudar esta situação, o investigador considera que é essencial o factor comunicação. Nesse aspecto, entende que o fim da Semana das Pescas “criou um vazio” no que à comunicação no sector diz respeito. Por isso, o PSD propõe a criação de “um fórum técnico e prático, de apresentação e discussão de resultados, com objectivos definidos de curto, médio e longo prazo”. Ciente de que “esses objectivos não se cumprem sem que os parceiros tenham capacidade para participar nesse fórum”, Mário Pinho entende que é necessário “reforçar a capacidade técnica das associações”. O candidato laranja defende ainda um reforço nos “aspectos da investigação para suporte e apoio à decisão e à exploração”.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!