Livros do Dia este fim de semana na Biblioteca

0
12
DR/BPARJJG

A Festa do Livro da Horta, inserida na Semana do Mar, tem reservado para o fim-de-semana, 11 a 13 de agosto, três obras em cada dia.

Hoje, dia 11 de agosto, a novidade do dia é da autoria de Jay Asher. A obra “Por treze razões” é inspirada pela famosa série televisiva “13 Reasons Why” e fala sobre os motivos que levaram a personagem principal, Hannah Baker, ao suicídio.

A obra infanto-juvenil do dia é “Lendas de Portugal-Ilhas”, de Sara Figueiredo Costa. Esta obra é recomendada para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal, do 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, por retratar lendas de Portugal organizadas pelas diferentes regiões do país.

A temática açoriana em destaque é o recente livro “Cedros: do Povoamento à Actualidade”, de Cristina Silveira, resultado de uma década de investigação sobre relatos e histórias sobre a freguesia dos Cedros, na ilha do Faial, e recolha de informações sobre os seus primórdios e percurso até aos dias de hoje.

No dia 12 de agosto, a Festa do Livro dá destaque a “A Catedral do Mar”, de Ildefonso Falcones, “Cheiros da Noite”, de Maria Luísa Lobão e “Onde Fica no Mundo”.

“A Catedral do Mar” retrata a vida em Barcelona na Idade Média, através de um romance histórico. Já a obra de Maria Luísa Lobão, “Cheiros da Noite”, retrata, também através de um romance, as suas memórias de infância onde “ficciona os saberes, sabores e afetos que recreavam a ilha, que transbordava do mar para a terra e dava o sustento na terra e no mar”.

O livro “Onde Fica no Mundo” insere-se na categoria infanto-juvenil e pertence a diversos autores. É uma obra dedicada às curiosidades das crianças mais aventureiras, onde podem encontrar mapas com pontos assinalados, desde os vulcões mais explosivos aos animais mais mortíferos.

Para o último dia desta festa, dia 13, estão reservadas três obras conhecidas: “Receitas com Segredo”, “Masha e o Urso- Vamos à Pesca!” e “Cordas de Areia”.

“Receitas com Segredo” é a famosa obra do ex-concorrente da Casa dos Segredos 2 e conhecido pasteleiro, Marco Costa, onde pode ser encontrada a “famosa receita da torta de laranja”.

Na categoria infanto-juvenil, o livro “Masha e o Urso- Vamos à Pesca!”, escrito por O. Kuzovkov, descreve um dos episódios da série “Masha e o Urso”, do canal Panda, e será o destaque para as crianças.

Para a temática açoriana, o último livro escolhido foi a recém-lançada obra de Ana Paula Martins Goulart. “Cordas de Areia” é um livro de encontros e reencontros que dá continuação ao primeiro livro da autora, “Nem Tudo no Mar é Água”. A obra foi lançada no passado dia 4 de agosto, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça e pode ser agora encontrada na Festa do Livro até às 24 horas do dia 13 de agosto.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO