LREC promove formação sobre conceção e execução de escavações em meio urbano

0
24

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, a 1 e 2 de abril, a realização, em Ponta Delgada, de uma ação de formação sobre conceção e execução de escavações em meio urbano.

Esta formação pretende dotar os participantes de conhecimentos na área das escavações em meio urbano, em geral, e de metodologias de conceção e de execução de estruturas de contenção de terrenos, em particular.

A necessidade de construção de escavações cada vez mais profundas em meio urbano constitui uma tendência associada ao objetivo de melhorar a qualidade de vida das sociedades modernas, determinando, não só, enormes desafios ao nível da segurança e dos processos construtivos, mas também ao nível da previsão e da remediação dos possíveis efeitos sobre as estruturas e infraestruturas vizinhas.

A utilização de estruturas de contenção para garantir a segurança das escavações em meio urbano implica, assim, projetar e executar soluções que envolvam o dimensionamento geotécnico e estrutural dessas estruturas, mas também a estimativa dos seus efeitos no terreno e nas estruturas e infraestruturas vizinhas.

Para tal, torna-se fundamental uma adequada caraterização geológica e geotécnica dos terrenos a intersetar, bem como de todas as condições de vizinhança, na fase de apoio ao projeto, complementada pela instrumentação e observação da escavação e das estruturas e infraestruturas vizinhas, em fase de obra.

Neste contexto, o LREC, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, promove a realização de um curso de formação teórico/prático nesta área, cuja participação pode ser feita presencialmente ou via Internet, para outras ilhas, devendo a inscrição ser feita digitalmente, através do sítio do LREC, no endereço eletrónico www.lrec.azores.gov.pt.

Esta formação é destinada a técnicos na área de construção e projeto da administração pública, de serviços de fiscalização e de empresas construtoras e a profissionais liberais.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO