Luís Bicudo distinguido com Bolsa para Criação Artística 2012

0
34

Luís Filipe da Silva Bicudo foi um dos distinguidos com Bolsas para Criação Artística em 2012 desta feita na categoria de Audiovisual e Multimédia.

Esta bolsa, atribuída pela Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, distinguiu ainda Maria José Berquó de Aguiar Rodrigues Cavaco (nas Artes Plásticas), Maria João Dias Jorge Simões (na Dramaturgia) e Marcelo Filipe Tavares Borges (na área de Fotografia).

Seleccionados de entre 17 candidaturas, apresentadas nas quatro áreas a concurso, e por deliberação de quatro Comissões de selecção independentes, formadas por personalidades de reconhecido mérito, os artistas agora contemplados receberão cada um uma bolsa no montante de dez mil euros, com excepção do Audiovisual e Multimédia, cujo valor atribuído corresponde a 75% do orçamento apresentado, até ao limite máximo de sessenta mil euros.

Luís Filipe da Silva Bicudo é natural da cidade da Horta, Ilha do Faial, Açores. Licenciou-se em Cinema, na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), em Lisboa. Realizou o seu primeiro filme em 2006, uma curta metragem com o titulo “Fotografia da Alma” merecedora do primeiro prémio do júri no Faial Film Fest 2006, tendo também sido exibida na RTP Açores. Foi seleccionado para a secção de vídeo das duas edições da mostra Labjovem 2007 e 2009 (jovens criadores açorianos). Teve a sua primeira experiência profissional em cinema fazendo parte da equipa do Filme “A ilha de Arlequim” (2007) de José Medeiros numa co-produção RTP Açores. Já realizou diversos filmes, participou em mais de 20 filmes para cinema com exibições em vários festivais internacionais. Assinou como realizador, a longa metragem “Fugir” que estreou em Julho de 2010 na Cinemateca Portuguesa, Museu do Cinema. Os últimos filmes para cinema em que participou em 2011 foram “Os Milionários”, que ganhou uma Menção Honrosa no INDIE LISBOA 2011, e “O dia do desassossego” que ganhou o Prémio para Melhor Filme Português no 8º MIFEC. Com o último documentário que realizou, “Banana do Pico”, ganhou três prémios PrimeirOlhar nos XI Encontros de Viana em Maio de 2011.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!