Rendas do Pico em exposição no Palácio Nacional da Ajuda

0
8

Desde o fim do mês de março que as rendas do Pico estão em exposição no Palácio Nacional da Ajuda. Esta iniciativa está integrada numa exposição de Joana Vasconcelos que estará aberta ao público até 25 de agosto.

Para além das rendas do Pico que revestem leões e lagostas de loiça, é possível observar diversos elementos da cultura portuguesa contemporânea, nomeadamente a tapeçaria de Portalegre e as loiças de Bordalo.

Joana Vasconcelos já levou as rendas do Pico além-fronteiras. De junho a setembro do ano passado, estas rendas estiveram em exposição no Palácio de Versalhes, em França. Além de Versalhes, também, já usou este tipo de artesanato açoriano em várias exposições.

Joana Vasconcelos é uma artista plástica portuguesa e é a primeira mulher e a mais jovem artista a expor no Palácio de Versalhes. Em 2000 recebeu o prémio EDP Novos Artistas, em 2003 foi-lhe atribuído o prémio Fundo Tabaqueira Arte Pública. Em 2006, através da sua obra “Néctar” recebeu o prémio The Winner Takes It All. De 1 de junho a 24 de novembro deste ano, Joana Vasconcelos irá expor em Veneza.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO