Luís Neto Viveiros visita Núcleo Florestal da Falca

0
12

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, visitou no passado dia 30 uma parcela de cerca de dois hectares, numa área marginal da pastagem baldia do Núcleo Florestal da Falca, no Capelo, que foi este ano arborizada com 7.300 plantas de criptoméria.

 O secretário destacou as vantagens deste projeto que está a ser desenvolvido pelos serviços de ilha da Direção Regional dos Recursos Florestais e que envolve duas componentes: “uma primeira componente tem a ver com a arborização de um espaço que era um antigo baldio e que, pelas suas características em termos de relevo, não permite aproveitamentos agrícolas”, disse Neto Viveiros.

 Nesse sentido, o titular da pasta da Agricultura ressalvou que as novas árvores, após o seu crescimento, vão também proporcionar uma “boa cortina de abrigo para a outra parte do projeto”, relativa ao emparcelamento da restante área de cerca de 71 hectares de pastagem baldia para arrendamento a produtores de leite e de carne da ilha e que foi desenvolvida em conjunto com as associações agrícolas do Faial.

Essas parcelas foram arrendadas, através de um concurso que se realizou há alguns meses, desde um de janeiro deste ano, “a 18 agricultores do Faial, 10 deles produtores de leite”, medida que permite também contribuir para o “incremento da produção de leite da ilha” e para rentabilização da indústria local afirmou o secretário.

Este modelo deverá estender-se aos outros núcleos do Perímetro Florestal do Faial, como o do Capelo, com 83 hectares, onde já se instalaram 3.000 plantas na zona envolvente da saibreira do Cabeço Verde.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO