Mais 10 famílias da ilha de São Miguel com habitação a preços acessíveis e com opção de compra

0
33
DR

O Diretor Regional da Habitação participou hoje, em S. Miguel, na entrega de seis apartamentos na Quinta do Castanheiro, no Livramento, concelho de Ponta Delgada, e quatro apartamentos na Ribeira Seca, concelho da Ribeira Grande, a uma dezena de famílias, no âmbito de um concurso que inclui ainda a entrega de três moradias localizadas na freguesia das Sete Cidades.

Orlando Goulart destacou a política de habitação do Governo dos Açores, especialmente neste tipo de regime – arrendamento com opção de compra – que visa proporcionar o acesso a habitação permanente a uma parte da população da classe média, mas que “tem vindo a experienciar dificuldades de acesso ao crédito”.

“As famílias beneficiarão de uma renda acessível, assim como da possibilidade de optar pela compra da habitação logo que tenham condições financeiras para o fazer, abatendo-se, no preço da habitação, todos os valores de renda pagos até à data do exercício da opção de compra”, disse o Diretor Regional.

“Este regime de arrendamento com opção de compra é apenas uma componente da nossa política na área da habitação, que inclui vários outros programas, como o apoio à aquisição ou à construção, o incentivo ao arrendamento, a recuperação de casas afetadas por térmitas e o realojamento para situações de grave carência habitacional”, afirmou.

Nesse sentido, referiu que “a Região dispõe atualmente de um conjunto de programas diversos e adaptados às várias necessidades que ainda se fazem sentir nesta área e que se têm mostrado fundamentais no aliviar da taxa de esforço das famílias com a sua habitação ou na aquisição desta”.

“A visão que temos para o setor da habitação nos Açores obedece a uma estratégia regional abrangente, que, também por esta via, promove fortemente a coesão social e territorial, ao contribuir para fixar as famílias nas comunidades onde se inserem”, salientou o Diretor Regional.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO