Mar&Ilha em “Volta à Diáspora em Viola” na Temporada Cultural 2021

0
24

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, em colaboração com a RTP Açores, promove, no âmbito da Temporada Cultural 2021, no dia 23 de outubro, a partir das 20h30, a emissão do concerto “Volta à Diáspora em Viola”, pelo projeto Mar&Ilha, no canal RTP Açores.

O concerto, gravado sem público no passado dia 10 de julho, no Museu da Indústria Baleeira, no Pico, pela produtora Comunicar Atitute, presta celebração à viola da terra, não só como instrumento primordial do imaginário insular, mas também como veículo de ligação à história da diáspora açoriana, numa viagem no tempo e no globo, desde o povoamento dos Açores até à grande vaga de emigração de meados do século XX.

Mar&Ilha é um projeto musical conceptualizado por Sara Miguel para celebrar a viola da terra em toda a sua versatilidade, criado em 2019, a convite da Miratecarts para comemorar, em concerto, o primeiro Dia da Viola da Terra, no Auditório da Madalena do Pico.

O sucesso da atuação levou à repetição do concerto que, após a pandemia, ressurge como projeto de continuidade, passando, em 2021, de trio a quarteto. Dele fazem parte, além da cantora portuense Sara Miguel, o guitarrista galego Marcos Fernandez, o tocador de viola da terra picaroto Jorge ‘Canarinho’ Silva e o percussionista e artesão de adufes beirão Rui Silva, todos residentes na ilha montanha.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO