Marina recebeu esta semana o iate 1000

0
17

O iate mil deu entrada na Marina da Horta, esta terça-feira, dia 24 de Julho.

Com o nome de “Kalonek”, propriedade de Grégory Gasnier, o milésimo iate a dar entrada na baía da Horta tem registo francês, em Douarnenez, e navega com dois tripulantes. Com 10,93 metros de comprimento e 12 toneladas, vem da marina das Lajes das Flores e tem como destino o porto de Ponta Delgada. 

De referir que no ano transacto o iate 1000 chegou à Marina da Horta no dia 25 de Julho. De nome “Phileas Fogg”, era também de origem francesa. 

Desde 1998 que a Marina da Horta regista um número mínimo de iates de quatro dígitos. O actual recorde da mais procurada marina dos Açores está nas 1300 embarcações e foi atingido em 2009.

Este hotel flutuante foi inaugurado a 3 de Junho de 1986, ano em que recebeu 759 iates. Desde essa altura o número de veleiros que procuram a Marina da Horta tem apresentado um crescimento regular.

Também os «mega-iates» – embarcações de recreio, à vela ou a motor, com mais de 25 metros de comprimento – têm tido um movimento crescente na Horta, fixando-se o número de entradas, desde 1999, sempre em mais de uma centena – o recorde está nos 152, iates no ano de 2007.

 A qualidade dos serviços prestados, a posição geográfica e a sua história fazem da Marina da Horta um dos pontos mais importantes e conhecidos do Atlântico Norte.

De registar que a passagem de embarcações na Marina da Horta assume destacada importância na rota dos que se deslocam anualmente da América Central para a Europa, fazendo escalas técnicas a meio do Atlântico, seja navegando individualmente ou apresentando-se integrados em regatas internacionais.

Na nota enviada às redacções, a Portos dos Açores cita a revista náutica mais popular do mundo, Voiles et Voiliers, que refere que a Marina da Horta é o segundo porto de recreio da Europa e o quarto de todo o mundo mais movimentado no que respeita a travessias oceânicas, sendo somente suplantado por Gibraltar, Trindade e Acapulco (México).

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!