Marinha resgata tripulante do navio de passageiros “Anvil Poin”

0
43
blank
Marinha aeronave EH-101 DR Marinha

COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DOS AÇORES

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR) coordenou, desde as 12H55 (horas locais) do dia 28 de março, o resgate de um tripulante masculino de 44 anos, de nacionalidade Inglesa, que se encontrava a bordo do navio mercante “ANVIL POINT”, com bandeira do Reino Unido, a navegar a cerca de 180 milhas náuticas (335 quilómetros) a noroeste da Ilha Terceira.

​O passageiro apresentava sintomas de fortes dores abdominais, a necessitar de assistência médica urgente.

O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o paciente para o Aeroporto das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou às 17H45 (horas locais) do dia 28 de março. O paciente foi posteriormente transferido para unidade hospitalar.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101, uma aeronave C-295 da FAP, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.​