Meia verdade, meia mentira ou memória selectiva?

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blankUm dos projetos há muito ansiado pelos Faialenses, regra sine qua non para qualquer investimento no Faial, como tive oportunidade de enfatizar na minha última intervenção neste semanário, que também não dá mostras de ir a lado nenhum, é a malfadada ampliação da pista do Aeroporto da Horta. Já tive oportunidade de me pronunciar anteriormente acerca do assunto, sem, no entanto, ter sido muito exaustivo na apreciação da já longa trama. Ora, tendo lido recentemente a sinopse aqui apresentada por um colega de página, não podia ficar indiferente à tentativa constante de se sacudir a água do capote. Aparentemente, a ampliação da pista do Aeroporto da Horta, nunca foi assumida por nenhum responsável da região, nem mesmo por qualquer candidato a cargos de responsabilidade no Governo Regional. Todos se propuseram, apenas, a envidar esforços junto da República para que tal fosse possível. Após uma aturada pesquisa documental e sem entrar na análise do diz que disse, prometeu não prometeu, Carlos César em 2004 ou Governo da República em 2005, interessa-me mais aquilo que é oficial. De fonte insuspeita que é o Gabinete de Apoio à Comunicação Social da página da Presidência do Governo Regional dos Açores e a 19 de abril de 2007, no seguimento de uma visita de Carlos César às obras da Escola Secundária Manuel de Arriaga, cito: ““(…) depois de concluídos os empreendimentos já programados, o Governo avançará com a ampliação do aeroporto da ilha”, salientou. O executivo açoriano mantém conversações com a Aeroportos de Portugal, ANA, e com o Governo da República, com vista à concretização desse empreendimento essencial para o desenvolvimento do Faial, mas se não obtiver sucesso assumirá a iniciativa, esclareceu Carlos César.” Pude ainda verificar nas páginas 85 a 89 do Diário das Sessões da ALRAA, passível de ser consultado em http://base.alra.pt:82/Diario/VIII80.pdf, e no seguimento de uma sessão de perguntas ao Governo Regional sobre condições de segurança e melhoria da operacionalidade dos aeródromos e aeroportos dos Açores promovida pelo CDS-PP,o Deputado Artur Lima perguntou especificamente sobre o Faial: “Sr. Secretário, muito concretamente, em que ponto se encontra o projecto para ampliação da pista da Ilha do Faial e quando será previsto a ampliação? (…) É uma obra urgente para esta ilha e obviamente para as condições de segurança de todos nós. Especificamente, quando vai ser feito? Se não for a ANA será o Governo Regional?”. Na resposta, Duarte Ponte, então Secretário Regional da Economia, assumiu perante todos os representantes do Povo Açoriano e perante todos os Faialenses o seguinte compromisso: “A ANA fez o seu estudo. Nós também já fizemos o nosso estudo preliminar… A ANA está num processo de privatização. Não vai investir neste momento enquanto não ficar resolvido o processo de privatização da ANA, que poderá ocorrer até ao final deste ano. Só depois disso é que vamos dialogar com alguém, que será o futuro dono da ANA, para ver como é que vamos inserir esse investimento, nem que seja a Região a fazê-lo. Temos esse compromisso”. Estávamos em SETEMBRO DE 2007!!! Importa ainda realçar que, independentemente dos diversos intervenientes neste processo, em 13 anos (desde 2004, ano em que aparentemente Carlos César terá assumido o compromisso) tivemos os mesmos de governação socialista na região, na sua maioria com governação também socialista na República. Assim, mesmo que o arauto do compromisso e não do comprometimento por parte do Governo Regional com este projecto afirme que estava lá e ouviu, será um solipsista na nossa comunidade.

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