Mensagem do Dia da Cidade – Parabéns, “Mui Leal Cidade da Horta”!

0
63

Caras e caros faialenses e estimados leitores do semanário Tribuna das Ilhas!
Em primeiro lugar, permitam-me que cumprimente a nova direção deste jornal, agradecendo o convite do seu diretor para, pela primeira vez, fazer publicar uma mensagem a propósito das comemorações do Dia da Cidade.
O enquadramento que agora é feito é sinal do respeito que devemos ter para com a nossa história e as suas instituições, independentemente de quem as representa.
É, também, sinal, que pensar a Cidade ou pensar a ilha, é um trabalho em construção, que não se esgota nunca, mas que cresce com a colaboração e participação de todos.
Neste exercício de responsabilidade democrática, é importante a reflexão sobre que Cidade e que concelho queremos para o futuro.
Uma reflexão que tem lugar num momento de encruzilhada, entre as necessidades das famílias, das empresas, da economia ou do turismo, e os desafios colocados pela gestão da pandemia, a expetativa da vacinação e a perspetiva de uma certa imunidade face ao vírus.
Colocámos, nos últimos quatro anos, um esforço de gestão municipal responsável e equilibrado. Acredito que foi essa gestão rigorosa que nos tornou mais capazes de perceber as dificuldades das pessoas, das famílias e das empresas, e de rapidamente procurar medidas que minimizem o momento que estamos a viver.
Foi, igualmente, essa mesma gestão, que nos permitiu realizar o maior investimento de sempre, no quadro de um só mandato, na reabilitação das nossas estradas municipais. Um conjunto de empreitadas estão já concluídas e outras tantas a decorrer. Isso não é sinal de que todos os problemas ficam resolvidos, mas que este esforço terá de continuar se pretendermos valorizar as nossas freguesias e a nossa ilha.
Estes investimentos, muitos dos quais afetados por intempéries, a maior das quais deu pelo nome de Furacão Lorenzo, prejudicou não comprometeu as grandes obras traçadas e os faialenses sabem-no bem.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO