Mercadona prevê investir 100 milhões de euros em Portugal este ano

0
12

A espanhola Mercadona, que inaugura esta terça-feira o seu primeiro supermercado em Portugal, prevê investir 100 milhões de euros em território nacional este ano, segundo informação do grupo.

Numa visita preliminar à loja, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, o presidente da Mercadona, Juan Roig, adiantou ainda que em 2020 o grupo espera abrir mais dez lojas em Portugal, a juntar à dezena que será inaugurada este ano.
Desde 2016, a cadeia de supermercados espanhola investiu 160 milhões de euros e está a trabalhar para abrir lojas nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.

“Esperamos alcançar 150 lojas” nos próximos anos, avançou Juan Roig, sem fornecer datas mais precisas.
Atualmente, a Mercadona, que iniciou o seu plano de expansão para Portugal em 2016, conta com 900 colaboradores no mercado nacional e estima chegar aos 1.100 até ao fim de 2019.
A nova loja recebeu um investimento direto de oito milhões de euros, sendo que o projeto completo em Canidelo, que envolveu permuta de terrenos e a construção de um campo de jogos custou 11,5 milhões de euros ao grupo espanhol, segundo fonte oficial da empresa. O novo supermercado conta com 85 trabalhadores, sendo que o grupo investe 50 mil euros em cada funcionário, revelou a mesma fonte.
A Mercadona irá ainda ter perto de 50% de produtos com origem em Portugal, onde colabora com 300 fornecedores aos quais comprou 203 milhões de euros em produtos desde 2016, prevendo ainda adquirir 90 milhões de euros este ano.
Além da abertura de lojas, o montante que a Mercadona deverá aplicar em Portugal até ao final do ano contempla também um bloco logístico na Póvoa do Varzim, com 50 mil metros quadrados, e o desenvolvimento de um “centro de coinovação” previsto para Matosinhos.
Durante a cerimónia de hoje, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, referiu que mais oferta representa mais confiança para os consumidores e “oportunidades” para os fornecedores portugueses.
Este “investimento importante vai crescer e tem uma ambição grande, que significa confiança no país. Em Portugal os consumidores precisam de uma nova oferta”, salientou Siza Vieira.
A Mercadona tem 1.636 lojas em Espanha e uma faturação de 24,3 mil milhões de euros.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO