Mistura de sabores animam Feira Gastronómica da Semana do Mar

0
13

A Feira Gastronómica e as tasquinhas estão mais uma vez presentes na Semana do Mar para deliciar os paladares dos faialenses e visitantes durante a maior festa da ilha do Faial.

A feira gastronómica, conta este ano com a sua 8ª edição, na Semana do Mar. Dos cinco restaurantes que vão estar presentes há uma novidade o restaurante N&N Gromov, Lda. mais conhecido pelo restaurante do Atlético, os restantes são repetentes. 

O restaurante N&N Gromov, Lda. e o V.A.P, Lda. conhecido pelo Vítor dos Leitões, repetente nesta feira, representam a gastronomia local. 

Quanto aos visitantes, este ano todos repetentes, o Lampião volta pela sétima vez à Feira Gastronómica e trás os sabores alentejanos até à ilha do Faial, assim como a Charcutaria Serra da Estrela, presença habitual nesta Feira e ainda o restaurante Comeres Barrosões que vem pelo segundo ano consecutivo.

O restaurante o Lampião trás uma vez mais todos os sabores tipicamente alentejanos. Este ano, para além da ementa habitual, o bacalhau grelhado com migas de coentros, carne de porco frita com migas alentejanas e costeleta de porco preto, algumas das especialidades, este ano há uma novidade: as espetadas de veado. Para sobremesa, além da sericaia com ameixas, a encharcada de ovos a novidade é o pão de rala, doce conventual tipicamente alentejano.

Francisca Garcia, responsável pelo restaurante, salienta que a simpatia e alegria dos faialenses é uma das razões para voltarem todos os anos a esta feira e declara ainda “o Faial é uma ilha pelo qual me apaixonei”. 

A Charcutaria Serra da Estrela marca desde a primeira edição desta feira. As sandes de presunto, o queijo e as tapas são petiscos já conhecidos por todos os que visitam a feira gastronómica. Para Hugo Dias, o facto do negócio ser rentável e o acolhimento do público faialense são razões para voltar todos estes anos. Para além disto e passados vários anos a passar pelo Faial criam-se laços de amizade que perduram e “ há pessoa do Faial que quando vão ao continente fazem questão de ir nosso encontro”, conta Hugo Dias.

De regresso este ano está também o restaurante “Comeres Barrosões”, que vem divulgar os sabores da carne barrosã. João Paulo Costa conta que este ano a carne barrosã ganhou pelo terceiro ano consecutivo a medalha de ouro na feira agrícola de Santarém e pelo primeiro ano ganharam a medalha de ouro em hambúrgueres de carne barrosã. 

A aposta deste restaurante é nos produtos da região que permite a divulgação dos seus produtos e ao escoamento de produção. A boa disposição, simpatia e o acolhimento são as razões para este restaurante voltar à Feira gastronómica. 

Quanto aos restaurantes locais o N&N Gromov, Lda., apresenta as carnes grelhadas com temperos ucranianos. Quanto ao conhecido Vítor dos Leitões marca uma vez mais presença nesta Feira gastronómica o prato principal é o leitão.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO