Morro de Castelo Branco vai sofrer obras de requalificação

0
16

O projeto de requalificação do Morro de Castelo Branco foi apresentado quarta-feira, numa cerimónia que assinalou também o arranque dos trabalhos deste projeto que deverá ficar concluído no primeiro trimestre do próximo ano.

O diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, na ocasião classificou o projeto, de “extrema importância”, quer pelo que representa na “recuperação de passivos ambientais”, designadamente com a remoção de resíduos e de flora invasora, quer pela reabilitação de um espaço que é “um habitat privilegiado de alguma fauna protegida, como é o caso do Cagarro, do Garajau-Rosado e do Frulho”.

Para Hernâni Jorge com a reabilitação desta área protegida serão também criadas condições para a sua visitação. “Com a reabilitação desta zona, estamos também a criar condições para a sua visitação e para que aqueles que aqui se deslocam possam usufruir, em pleno, de toda esta Reserva Natural”, frisou.

O diretor regional lembrou que esta intervenção ambiental no Morro de Castelo Branco resulta da colaboração entre diversas entidades, salientando  a este respeito que esta requalificação tem como parceiros a Direção Regional do Ambiente/Parque Natural do Faial, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Serviços Florestais, Delegação da Secretaria do Turismo e Transportes, ANA Aeroportos de Portugal e Vinci.

“Com a conjugação destes esforços, foi possível, com escassos meios financeiros, mas com grande vontade de todas estas entidades, levar a cabo uma obra que, se fosse para ser adjudicada no âmbito de uma empreitada, ultrapassaria uma centena de milhares de euros”, referiu Hernâni Jorge.

 

                

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO