MRCC Delgada evacua indivíduo do navio “HAKUNA MATATA”

0
10

O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) durante a noite e a madrugada do dia 9 de janeiro, efetuou uma operação e busca e salvamento ao único tripulante do veleiro “HAKUNA MATATA”.

O cidadão de 48 anos de idade e nacionalidade francesa navegava a cerca de 1000 milhas náuticas (1852 quilómetros) a sul da ilha de São Miguel.

O alerta foi recebido pelo MRCC ao início da noite, através do sistema de alerta satélite GMDSS (Global Maritime Distress Safety System) do veleiro de 10 metros.

O navio mercante “HANJIN FOS” de bandeira panamiana que navegava a cerca de 60 milhas náuticas do veleiro, foi contatado e divergido para o local.

O navio mercante detctou e contatou o veleiro por volta das 4h00, sendo o pedido de auxílio foi confirmado. A causa do alerta devia-se a uma séria avaria no mastro, que impossibilitava a navegação em segurança. O tripulante foi resgatado pelo navio mercante e prosseguiu viagem com destino a Singapura.

Foram cerca de 6 horas em missão, que envolveu variados meios militares e civis na investigação e coordenação das ações de busca e salvamento naquela remota área da Região de Busca e Salvamento de Santa Maria (SRR Sta Maria).

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO