Município da Horta galardoado com o Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano

0
48
blank

A Câmara Municipal da Horta recebeu ontem o Selo de Qualidade da Água para Consumo
Humano, uma distinção atribuída pela ERSARA – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores – às entidades gestoras que cumpriram, de forma exemplar, os Programas de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), bem como um conjunto rigoroso de avaliações de valores paramétricos.

Eduardo Pereira, Vereador da Câmara Municipal da Horta responsável pela área das Águas e Saneamento Básico, subiu ao palco do Teatro Faialense para receber o galardão e considerou que “esta distinção é muito importante pois garante aos munícipes a qualidade da nossa água, sendo um sinal demonstrativo da excelência deste recurso e do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município”. Eduardo Pereira adiantou, ainda, que “para o executivo municipal, a água é uma prioridade, no sentido de disponibilizar este recurso a todos em quantidade e qualidade”.

No ano de 2021, foram distinguidas com o Selo de Qualidade da Água oito entidades gestoras da Região, que distribuíram água exemplar para consumo. Para o Vereador da Câmara Municipal da Horta, a gestão da qualidade da água no sistema de abastecimento do Município da Horta, desde a origem até à torneira do consumidor, é garantida através da aplicação de inúmeras medidas.

“O recurso a tecnologias de tratamento adequadas face à qualidade da água captada e à
qualidade da água que se pretende para consumo humano, aplicação de práticas de
manutenção preventiva e corretiva, monitorização em contínuo de parâmetros da qualidade
da água em locais estratégicos do sistema de abastecimento e a realização de obras, estudos e projetos visando sempre a prestação de um serviço público de qualidade.”

Paralelamente à cerimónia dos Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano, está a
decorrer na cidade da Horta o VI Seminário Técnico ERSARA, que reúne técnicos e
investigadores do setor a nível regional, nacional e internacional.