Museu da Horta promove atividades ocupacionais nas férias de Natal

0
13

O Museu da Horta está a organizar atividades ocupacionais para o período de férias do Natal  destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos.

O programa inclui visitas orientadas às exposições patentes no museu e à Casa Manuel de Arriaga, bem como a realização de oficinas de expressão plástica alusivas a essas mostras e à quadra Natalícia.

Tribuna das Ilhas foi acompanhar o primeiro dia de atividade deste programa e falou com Margarida Barreto, que está a orientar as oficinas.

A responsável revelou que esta iniciativa vai decorrer durante cinco dias e conta com a participação 19 crianças.

Margarida Barreto explicou que a atividade do primeiro dia, relacionou-se com a exposição de papel recortado, neste contexto as “crianças começaram por recortar em diversas espessuras de papel, para perceberem como funcionam os recortes e as simetrias”. Na segunda parte, “fizemos recorte, mas já com motivos de Natal, para levarem um trabalho para casa”, revelou.

No segundo dia, adianta a responsável “vamos fazer uns fantoches, de meias” e nos restantes dias, “vamos trabalhar com massa, fazer bolachas e conforme o tempo iremos fazer uma visita à Casa Manuel de Arriaga”, diz a orientadora.

Ainda no seguimento das exposições “existe uma sobre aviação, que vai permitir fazer aviões e puzzles”, acrescenta Margarida Barreto.

De acordo com a responsável, “o museu tinha umas oficinas pensadas e resolvemos realizá-las nesta altura e alargar o horário, para que neste período de férias estas crianças tivessem uma ocupação e os pais um sítio seguro onde deixar os filhos”. “Percebemos que os pais trabalham e têm as tardes ocupadas resolvemos alargar o horário para as 17h30”, explica.

blank

De acordo com Margarida Barreto dependendo do sucesso desta atividade é possível que o Museu da Horta, promova iniciativas idênticas noutras interrupções letivas. “Esta é uma experiência que estamos a fazer durante estes cinco dias e se correr bem provavelmente será realizada noutros períodos de férias”.

Para Margarida esta é também uma forma de promover e trazer as crianças ao Museu. “Muitas destas crianças  já conheciam o museu, através de visitas de estudos das escolas, mas existem outras de escolas mais distantes que não têm tanta possibilidade de as fazer”, salientou.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!