Musical “Capelinhos” este sábado na RTP Açores

0
28
blank

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, em colaboração com a RTP Açores, promove, no âmbito da Temporada Cultural 2021/2022, no dia 16 de abril de 2022, sábado, pelas 20h45, a retransmissão do musical “Capelinhos”, na RTP Açores.

O vulcão dos Capelinhos, ocorrido a 27 de setembro de 1957, foi um acontecimento marcante da história açoriana do século XX, tendo a erupção vulcânica se prolongado até 24 de outubro de 1958, causando grandes fluxos migratórios para os Estados Unidos da América e Canadá.

Com libreto de Victor Rui Dores e música de Filipe Fonseca, o musical “Capelinhos”, que conta com apoio da Câmara Municipal da Horta, dá conta dos efeitos causados por esse vulcão junto das populações açorianas, com enfoque especial na história de uma família faialense que emigra para a América, nas suas vivências e aculturação em terra estrangeira e posterior retorno à ilha.

Envolvendo músicos, cantores, atores, bailarinas, figurantes e técnicos, o musical “Capelinhos” inclui géneros que variam entre o clássico ao pop, da music hall ao jazz, do rock à música eletroacústica.

Este musical foi gravado em setembro de 2021, sem público, pela RTP Açores.