Navio da Marinha auxilia resgate médico de cidadão francês ao largo dos Açores

0
25
blank

Fonte: Marinha Portuguesa

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou, desde as 20h24 (horas locais) do dia 5 de junho, o resgate médico de um homem, a bordo do veleiro “NYENERGI”, a navegar a cerca de 617 milhas náuticas, o equivalente a cerca 1140 quilómetros, a oeste da Ilha Terceira.

O tripulante, de nacionalidade francesa, foi avaliado com hemorragia digestiva, com o CODU-MAR a determinar a necessidade de cuidados médicos hospitalares imediatos.

O resgate foi efetuado pelo navio mercante “BBC GEORGIA” e, posteriormente, pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), com o apoio da Corveta NRP António Enes, da Marinha, e da aeronave P-3C da FAP, a 290 milhas náuticas, o equivalente a 535 quilómetros da ilha do Faial, que garantiram a segurança da operação.

O EH-101 da FAP transportou o paciente para o Aeroporto da Horta, na ilha do Faial, onde aterrou às 20H05 (horas locais) do dia 6 de junho. O paciente foi posteriormente transferido para uma unidade hospitalar da Horta, na Ilha do Faial.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, a Corveta António Enes, um navio mercante BBC GEORGIA, um helicóptero EH-101 e uma aeronave de asa fixa, P-3C, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!